Política

O Blog Céu da Diversidade foi criado primeiramente com o objetivo de aplicar os conteúdos desenvolvidos nas disciplinas Ação cultural e Editoração eletrônica, do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP. A proposta do Blog é discutir assuntos pertinentes à diversidade sexual. A participação é irrestrita, todos podem colaborar com comentários, opiniões e sugestões, desde que não sejam colocados de maneira ofensiva. Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu e-mail.Saiba+ »

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit

Keep in touch

RSS Feed Twitter Facebook

Subscribe via email

sábado, 12 de março de 2011

Sopa de letrinhas


Um breve histórico

Inicialmente, o termo mais comum era GLS, sendo a representação para: gays, lésbicas e simpatizantes. Com o crescimento do movimento contra a homofobia e da livre expressão sexual, a sigla GLS foi alterada para GLBS, ou seja Gays, Lésbicas, Bissexuais e Simpatizantes que logo foi mudado para GLBT e GLBTS com a inclusão da categoria dos transgêneros (travestis, transexuais, transformistas, crossdressers, bonecas e drag queens dentre outros). A sigla GLBT ou GLBTS perdurou por pouco tempo pois o movimento lésbico ganhou mais sensibilidade dentro do movimento homossexual e a sigla foi alterada para LGBTS. Atualmente a sigla mais completa em uso pelos movimentos homossexuais é LGBTTIS, que significa: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros, Transexuais, Intersexuais e Simpatizantes, sendo que o “S” de simpatizantes pode ser substituído pela letra “A” de Aliados ou ainda acrescido a Letra “Q” de Queer que não é muito comum, porém é utilizada em alguns países e por alguns grupos do movimento gay. A inclusão do “L” na frente da sigla do movimento gay deu-se pelo grande crescimento do movimento lésbico e pelo apoio da comunidade gay às mulheres homossexuais.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/LGBT

Mudança polêmica
A mudança da sigla GLBT para LGBT, aprovada na 1ª Conferência Nacional GLBT em Brasília no período de 5 e 8 de junho de 2008, dividiu opiniões na época dentro da própria comunidade. Alguns achavam que lésbicas teriam mais visibilidade com o uso do “L” na frente. Para outros, isso era bobagem, a mudança principal deveria ser na atitude e não na nomenclatura. Havia também os que afirmavam que o "L" atendia a reivindicação de feministas, e nada teria a ver com gays e lésbicas.

Algumas opiniões...

A web designer e criadora do site
www.uvanavulva.com.br, Maria Lúcia Filgueiras, de 52 anos, ainda sem saber da mudança: “Acho isso uma bobagem. Esse L na frente é uma briga de feminista. A gente luta não por igualdade mas por eqüidade, uma coisa muito mais abrangente. Por que mudar? As pessoas já estão acostumadas com a sopa de letrinhas nessa ordem.” (...) “Ninguém se entende. Cada um usa uma seqüência de letras, basta procurar nos sites.”

'GLBTT'
Assumida desde os 17 anos, para Maria Lúcia: “Para ser realmente inclusivo tinha que ser gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transgêneros, que são as pessoas operadas ou não, que nascem num corpo errado.”

A ordem das árvores, não altera o passarinho...”
Aos 53 anos, Miriam Martinho, editora-chefe do site
www.umoutroolhar.com.br, voltado para o público lésbico: “Acho que a mudança dos termos não altera o produto. Houve uma época que quisemos inserir a palavra lésbica no contexto dos nomes. De fato se falava só em homossexual. Agora que todas as siglas estão representadas, o importante mesmo é ter uma maior mobilização dentro do movimento das próprias lésbicas. Elas têm que ser mais sistemáticas, mais protagonistas. A simples mudança do L não faz grande diferença.” (...) “É mais uma convenção porque no resto do mundo já é assim. Diria até que é uma delicadeza, mas, na prática, não vai transformar mundos e fundos. Tem outras questões tão mais importantes do que isso.”

'Discutir letra é discutir perfumaria'
"Acho o debate sobre a mudança da sigla uma bobagem. Temos que lutar por direitos. O que muda a luta se muda a sigla? Nada. Gastar tempo nesse debate é perder o foco da luta. A mim, como gay, não altera nada ter o L na frente. Discutir letra é discutir perfumaria." Secretário municipal de Assistência Social da prefeitura do Rio e militante gay, Marcelo Garcia.

Outro militante, Cláudio Nascimento, superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, que pertence à Secretaria estadual de Ação Social e Direitos Humanos com pensamento oposto: “Não é só uma mudança estética. Tem um caráter político importante que é considerar a questão de desigualdade de gênero dentro do movimento LGBT, já que boa parte da visibilidade social e política ainda recaem sobre os gays. É importante, sim. Primeiro porque sempre foi uma reivindicação das lésbicas e segundo porque não houve desacordo entre os outros grupos.”

Também defensor da nova nomenclatura, o coordenador político do Grupo Arco-Íris acredita que gays e travestis sempre tiveram mais visibilidade do que as lésbicas. “Sempre houve projetos focados para esses segmentos. É preciso combater o machismo e o patriarcado. É preciso construir um modelo de maior igualdade. A reivindicação é antiga e a gente sabe que ter o L na frente é um exercício necessário, que deve ser feito para transformar essa realidade.”
Fonte:
http://www.inesc.org.br/noticias/noticias-gerais/2008/junho/mudanca-de-sigla-de-glbt-para-lgbt-divide-comunidade-gay/

A dúvida é: já temos uma definição?
A Wikipédia "sugere" LGBT ou LGBTTTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros e mais o 's' que se refere aos simpatizantes)

Por enquanto temos esta - LGBT, mas com todo esse céu de diversidade sobre nós, surgirá ainda novas mudanças? Novas e polêmicas mudanças? E que sigla você defende?

Nenhum comentário:

Postar um comentário